Visão Geral

Ela está no solo, água e na luz solar. Não podemos senti-la, mas todos os dias estamos expostos a diversas formas de radiação natural além das fontes artificiais, como os telefones celulares e raios-X.

  • Fig. 1: Tipos de radiação na vida cotidiana. O espectro eletromagnético abrange diversos comprimentos de onda.

    O que é Radiação?

    Radiação, originada do grego “radius” (significa feixe de luz) é a emissão de energia para o exterior, a partir de uma fonte central.

  • Fig. 1: Sources and distribution of average radiation exposure to the world’s population.

    Fontes de Radiação

    A radiação é, e sempre foi, uma parte natural de nosso meio ambiente. Consequentemente, uma gama de fontes diferentes – tanto naturais quanto artificiais – contribuem para a nossa exposição à radiação ionizante na vida cotidiana.

  • Radiation in Medicine

    Benefícios e Riscos da Radiação

    É um enigma natural! Ser exposto à radiação em excesso pode ser prejudicial, se não letal. Por outro lado, sem radiação, não nos beneficiaríamos do calor do sol e a vida não existiria da forma que conhecemos.

  • Fig. 1: Röntgen's name is chiefly associated with his discovery of the rays that he called X-rays.

    História da radiação médica

    Os raios-X foram descobertos por Wilhelm Röntgen, em 1895. Em seis meses, eles estavam sendo usados para localizar balas nos soldados feridos, e hoje eles formam o centro de muitas áreas de diagnóstico e tratamento médico.

Ultima atualização: Dec 6, 2012

Informação Confiável sobre Saúde

Este website foi submetido à Fundação Health On the Net, uma organização independente que promove informação de saúde online de qualidade, objetiva e transparente para a certificação da HONcode.