O Que os Pais Podem Fazer

O coração das crianças bate mais rápido, seus ossos e órgãos não estão completamente desenvolvidos além de serem mais sensíveis à radiação do que adultos. Além disso, a imagem de que para eles é um aparelho estranho e o ambiente pode ser perturbador, o que torna difícil manter seus corpos ativos parados, mesmo que eles entendam a necessidade. Pais possuem, portanto, um papel importante na ajuda para que seus filhos recebam a menor dose possível, assim como reconfortá-los e acalmá-los durante o exame.

Se a sua criança precisar de um raios-X ou varredura, converse com o médico sobre a necessidade do exame.. Pergunte se existem alternativas que possam ser consideradas sem radiação ionizante, as quais podem continuar fornecendo informação suficiente para um diagnóstico adequado.

Fig. 1:Se a sua criança for grande o suficiente, ajude-o a entender o procedimento antes de fazê-lo para minimizar qualquer medo ou ansiedade que ele possa ter. Imediatamente antes do exame, converse com o técnico de Raios-X ou radiologista para que ele explique o que acontecerá depois. Se um escudo protetor, tal como um avental, não estiver sendo utilizado, peça um para confinar a radiação na área a ser examinada. Cheque duas vezes com o técnico se ele esta utilizando a quantidade mais baixa de radiação para o tamanho da sua criança. Fabricantes fornecem uma variedade de componentes e tecnologias dose-eficientes para customizar parâmetros de varredura de forma ótima para o paciente.

Você pode ser permitido a permanecer na sala com a sua criança, mas se certifique de utilizar um avental para te proteger. Você ainda pode ser solicitado para segurar a sua criança na melhor posição para um exame de raios-X, mas certifique-se de esclarecer com o técnico como evitar qualquer exposição em você.

Mantenha um histórico das imagens da sua criança, incluindo o nome e endereço da clínica, data e tipo de imagem feita.  Com esta informação, você poderá informar aos médicos de outros exames que sua criança fez. Isso é especialmente relevante quando a sua criança precisa de cuidados de diferentes clínicas ou médicos, ajudando-os a decidir se os exames são necessários e diminuindo o número de exames repetitivos.

Baixe o seu passaporte pessoal de dose para acompanhar o seu histórico de imagens.