O Que os Profissionais de Cuidados com a Saúde Fazem

Assim como os fabricantes de equipamento de imagem, o princípio que guia os médicos e radiógrafos na redução da radiação é “Tão Baixa Quanto Razoavelmente Possível”. Conforme a exposição do paciente é definida, o procedimento requisitado deve ser indicado e justificado medicamente. Por outro lado, o procedimento deve ser otimizado para manter a quantidade da dose a mais baixa possível.

Fig. 1:Uma vez que você vai para o exame, o radiógrafo ou operador do equipamento precisa tomar certos cuidados para proteger você e ele da exposição desnecessária. Você será informado sobre o processo que você está se submetendo com informações importantes que lhe ajudarão a garantir a melhor imagem possível. Durante uma tomografia computadorizada, por exemplo, você será solicitado a ficar o mais imóvel possível durante a exposição, pois o movimento leva a uma imagem borrada que pode ter que ser repetida, duplicando assim, a sua exposição. O operador então irá ajustar o aparelho para garantir que a dosagem seja a mais baixa quanto razoavelmente possível, considerando coisas como o seu peso e tamanho para produzir o efeito desejado.

Para certos procedimentos de raios-X eles podem inclusive fornece-lo um avental de chumbo que protege as outras partes de seu corpo de serem expostas à radiação desnecessária.