Glossário

SPECT
Tomografia computadorizada de fóton único [Single photon emission computed tomography] (SPECT, ou menos comumente, SPET) é uma técnica de imagens que usa raios gama.
Agente de contraste
Uma substância usada para aumentar o contraste de estruturas ou fluidos no interior do corpo durante a imagiologia médica.
Agente de imagem
A molécula que pode ligar  tanto a um radiomarcador como à molécula de interesse, como células com câncer, no corpo e isso podendo ser transformado em imagem através de  equipamentos com tecnologias de imagem molecular.
Angioplastia
Reparação cirúrgica do vaso sanguíneo, tanto pela inserção de um cateter inflável para desobstruí-lo ou pela reconstrução ou remanejamento de parte do vaso.
Anticorpo
Uma proteína em forma de Y na superfície das células B que é secretada para o sangue ou linfa em resposta a um estímulo antigênico como uma bactéria, um vírus, um parasita, um órgão transplantado e que neutraliza o antígeno ligando-se especificamente a ele.
Átomo
Unidade básica da matéria que consiste de um núcleo denso e central rodeado por uma nuvem de elétrons.
Bioluminescência
Emissão de luz visível oriunda de organismos vivos como a de um vagalume, vários peixes, fungos e bactérias.  
Biópsia
Processo de remoção de uma pequena parte do tecido para exame microscópico.
Calcificação
Um processo no qual um material não celular no corpo torna-se endurecido devido a depósitos de cálcio e de outros materiais.
Carcinogênico
Substância ou agente que causa câncer
Celular
Relativo ou constituído de células.
Demência
Termo para a perda da memória e o declínio intelectual chegando a uma gravidade suficiente para interferir com a capacidade de um indivíduo em executar tarefas rotineiras.
Densidade
A massa de um material dividida por seu volume.
Expressão gênica
Conversão da informação codificada em um gene, inicialmente em RNA mensageiro e depois em proteína.
Fluorescência
A emissão da radiação eletromagnética, especialmente a luz visível, estimulada em uma substância pela absorção de radiação incidente e persistindo somente quando a estimulação continua.  
Gene
Unidade de hereditariedade constituída por uma sequência de DNA que ocupa um local específico no cromossoma e determina uma característica em um organismo. Os genes sofrem mutação quando a sequencia de DNA é alterada.
Ionização
Ionização é o processo pelo qual um átomo ou molécula ganha uma carga, tanto positiva como negativa.
Isótopo
Um, dois ou mais átomos com o mesmo número atômico, mas número de massa diferente.  
Ligante
Um íon, uma molécula ou um grupo molecular que se liga a outra entidade química para formar um grande complexo.
Medicina nuclear
Área especial da medicina e da imagiologia médica que usa radionuclídeos e os liga em processos de decomposição radioativa no diagnóstico e tratamento de doenças.
Metabolismo
Conjunto de reações químicas que ocorrem em organismos vivos para converter o alimento em energia.
Metástases
Processo pelo qual o câncer dissemina do local de seu primeiro aparecimento, como um tumor primário, para localizações distantes no corpo.
Metastático
Relativo a metástases.
Molécula
A menor parte da substância que guarda suas propriedades químicas e físicas e é composta de dois ou mais átomos ou um grupo de átomos similares ou diferentes unidos por forças químicas.
Molecular
Relativo ou constituído de moléculas.
PET
Um dispositivo que produz raios X de corte transversal de processos metabólicos por meio da tomografia por emissão de pósitrons.
Próton
Partícula carregada positivamente que é componente fundamental do núcleo de todos os átomos.  
Radiação eletromagnética
Forma de energia exibindo um comportamento ondulado quando atravessa o espaço e tem componentes de campo elétrico e magnético.
Radiação ionizante
Radiação com energia suficiente para dissociar átomos ou moléculas em átomos eletricamente carregados ou radicais em materiais irradiados.
Radionuclídeo
Nuclídeo que desintegra com a emissão de radiações corpusculares ou eletromagnéticas
Raios Gama
Radiação gama, isso é, radiação eletromagnética de comprimento de onda muito pequeno, emitido por uma fonte qualquer, especialmente a porção do espectro eletromagnético com um comprimento de onda menor que10-11 metros.
Raios-X
Fótons de energia relativamente alta, usado pelo seu poder de penetração, em radiografia, radioterapia e pesquisa científica.
SPECT
Tomografia computadorizada de fóton único [Single photon emission computed tomography] (SPECT, ou menos comumente, SPET) é uma técnica de imagens que usa raios gama.

Ultima atualização: Nov 27, 2012

Informação Confiável sobre Saúde

Este website foi submetido à Fundação Health On the Net, uma organização independente que promove informação de saúde online de qualidade, objetiva e transparente para a certificação da HONcode.