O Que os Pacientes Podem Fazer

Como paciente, você também pode exercer um papel no trabalho com a exposição à radiação recebida pelo seu organismo – antes, durante e depois do exame. Aqui está o que você pode fazer:

Quando você se consultar com o seu médico, não hesite em perguntar sobre a necessidade de um exame. Seu médico escolherá o método de imagem mais apropriado para fazer o diagnóstico correto.

Fig. 1:Imediatamente antes do exame, converse com o seu médico e discuta sobre o procedimento com ele. Deixe-o saber anteriormente se você está, ou acha que possa estar grávida. Siga as instruções cuidadosamente. Durante o exame de raios-X de tórax, por exemplo, você será solicitado a prender a respiração durante a exposição, pois o movimento pode “borrar” a  imagem. Se o raios-X tiver que ser repetido, sua exposição será dobrada desnecessariamente. Se você não recebeu nenhum escudo de proteção, tal como um avental, para proteger as outras partes do corpo próximas à área a ser examinada, peça um.

Após o exame, mantenha um histórico de suas imagens, incluindo o nome e o endereço da clínica, data e tipo de imagem feita, especialmente se você esta sob tratamento que requer exames de imagens ou raios-X regulares e se certifique de que seus médicos conheçam isso. Se você precisa de um raios-X dental, por exemplo, converse com o seu dentista sobre outras varreduras ou raios-X que você já realizou que ele pode não saber. Em alguns casos, isso pode evitar um exame desnecessário que já foi realizado.

Baixe o seu passaporte pessoal de dose para acompanhar o seu histórico de imagens.

Ultima atualização: Dec 6, 2012

Informação Confiável sobre Saúde

Este website foi submetido à Fundação Health On the Net, uma organização independente que promove informação de saúde online de qualidade, objetiva e transparente para a certificação da HONcode.